2015

2015
3º ano 2015

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Projetos de Conscientização - Caminhos do Lixo (CODECA)

Projetos de Conscientização

Caminhos do Lixo
O projeto Caminhos do Lixo, realizado pela CODECA, mostra a estudantes o tratamento dado aos resíduos sólidos urbanos em Caxias do Sul. A programação do Caminhos do Lixo inclui visitas as dependências da CODECA, como o setor administrativo e as garagens, a uma Associação de Recicladores e ao Aterro Sanitário São Giácomo. O tour se encerra no Museu do Lixo, nos Pavilhões da Festa da Uva.
Em cada local visitado, um profissional da CODECA explica o processo, repassando dados técnicos sobre os cuidados ambientais adotados. O principal objetivo do roteiro é aumentar a conscientização da população acerca da importância de se separar e reciclar o lixo doméstico, além de realçar o aspecto econômico da reciclagem.
O passeio é aberto às escolas, empresas e comunidade em geral, em grupos de até 50 pessoas. Os participantes são responsáveis pelo transporte, cabendo à CODECA a disponibilização de um guia para o acompanhamento. Os veículos devem se dirigir até a empresa, localizada no Km 141 da RST-453, bairro Centenário, em Caxias do Sul.
O "Caminhos do Lixo" tem duração de duas horas e pode ser realizado diariamente, nos turnos da manhã ou tarde. Para agendar o passeio, os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Comunicação, pelo telefone (54) 3224-9300 ou pelo e-mail: comunicacao@codeca.com.br 













A partir de 1991, o vazador do São Giácomo foi transformado em Aterro Sanitário. Com isso, antes de receber o lixo, foram realizadas trabalhos para evitar a contaminação do solo e lençóis freáticos. Desde então, as gestões melhoraram a infra-estrutura do aterro, reduzindo o impacto ambiental e transformando Caxias do Sul em modelo nacional. Atualmente está desativado.









Desde 2010 

Aterro Sanitário

CENTRAL DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS (CTR) RINCÃO DAS FLORES
A Prefeitura de Caxias do Sul inaugurou em abril de 2010 o novo aterro sanitário, construído na localidade de Rincão das Flores, distrito de Vila Seca. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) recebeu da Fepam a Licença de Operação (LO) no dia 22 de abril. Em seguida, iniciaram as operações. As primeiras semanas foram de testes e ajustes.

Atualmente, a CTR encontra-se em plena operação e representa um avanço muito grande para o Município de Caxias do Sul em relação ao outras cidades do Estado e do País.

O novo aterro, projetado em sintonia com as mais modernas tecnologias, é gerenciado pela Semma e operado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA). O projeto prevê futuramente produção de energias alternativas a partir dos gases gerados pela decomposição do lixo.
Localizado numa área de 275 hectares, a CTR foi preparada para garantir proteção ambiental de acordo com as exigências dos órgãos licenciadores. Conforme os técnicos, camadas de argila compactada e membranas de polietileno de alta densidade (PEAD) evitam qualquer tipo de contaminação do solo. Todo chorume (líquido resultante da decomposição do lixo) é canalizado e tratado, resultando em água descontaminada que pode ser utilizada em irrigação.

De acordo com engenheiros da SEMMA, não existe tratamento similar no Brasil.

Museu

Museu do Lixo
Ao entrar na casa 8 da Réplica Caxias do Sul 1885, nos pavilhões da Festa da Uva, o visitante se depara com uma obra rara: um livro religioso, em latim, editado na metade do século passado. Descartado por um morador, o livro é um dos itens que compõem o Museu do Lixo, organizado pela CODECA e aberto à visitação mediante agendamento.
O museu surgiu há alguns anos e traz peças antigas, algumas provavelmente trazidas por imigrantes da Itália, ainda no século XVIII. O objetivo era dar um destino melhor do que o aterro sanitário para peças que fazem parte da história da cidade e região.
O espaço conta com malas, baús, um aquecedor de ferro, moedores de carne e grãos, um moedor de cana, aparelhos de som antigos, máquinas de costura e alguns televisores do período em que só transmitiam imagens em preto e branco.
Na Festa da Uva de 2008, pelo menos 3 mil pessoas assinaram o livro de visitas, deixando registrada a passagem pelo espaço. No total, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo espaço durante a Festa da Uva.

Recentemente, o espaço passou por melhorias para a Festa da Uva 2010.






















Hora do lanche